A seleção portuguesa de rugby defronta, amanhã, no Estádio Jean Bouin, em Paris, a Geórgia, com o objetivo de conquistar o segundo título europeu do seu historial.
Portugal foi o único país, para além da Roménia e da própria Geórgia, a inscrever o seu nome na lista de vencedores, mas só o conseguiu uma única vez desde a mudança das competições europeias de seleções, em 2000 (a Roménia soma cinco títulos e a seleção georgiana 15),
A Geórgia, adversário de hoje da turma lusa, venceu 11 das últimas 12 edições do Rugby Europe Championship (REC), anteriormente conhecido como ‘Seis Nações B’, que sofreu, recentemente, profundas alterações no seu quadro competitivo.
No primeiro ano no novo formato, os ‘lobos’ alcançaram a final, que se disputou em Badajoz (Espanha), onde perderam com a Geórgia por 38-11 em pleno percurso rumo ao Mundial de França2023, onde as duas seleções se voltariam a encontrar no Grupo C (em Toulouse registou-se um empate a 18).
Em 26 encontros com a antiga república soviética, Portugal perdeu 18, empatou quatro e somou apenas quatro vitórias, a última das quais em 2005, quando venceu em Lisboa por 18-14, em plena campanha de apuramento para o Mundial de 2007, onde faria a sua primeira ‘aparição’.
Portugal defronta a Geórgia no domingo, em Paris, em encontro da final do REC24 com início previsto para as 20h00 (hora de Lisboa), no Estádio Jean Bouin.