A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas (ACR) participa, nos próximos dias 15 e 16 de outubro no Torneio Internacional de Andebol Adaptado – Portimão 2022, que decorre no Pavilhão Desportivo da Boavista. Portugal vai defrontar o Lyon Métropole Handfauteuil, equipa francesa – que junta os melhores atletas daquele país – e a equipa da Casa do Povo S.B. Messines (CPSBM/Algarve). Este torneio é mais um momento de preparação para o próximo Campeonato da Europa e do Mundo, que decorre em novembro.
No dia 13 de outubro, a Seleção Nacional começa os trabalhos de estágio, em Lagoa. O selecionador nacional Danilo Ferreira afirma que estes torneios e jogos fazem com que o trabalho de preparação seja cada vez melhor.
“Em termos gerais, este torneio será importante para nós consolidarmos as dinâmicas e os processos de jogo, que temos vindo a trabalhar de há uns anos a esta parte. Em vez de realizarmos mais um estágio dito comum, esta é uma oportunidade para termos algum nível de competição, para fugir ligeiramente às rotinas dos treinos diários e para que os atletas possam defrontar adversários diferentes dos que estão habituados, com outras características. Vai ser uma experiência boa para a nossa equipa neste processo contínuo de preparação para a grande competição de novembro”, disse, em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
É de recordar que o Campeonato da Europa e do Mundo, Portugal vai jogar em casa, mais precisamente na cidade de Leiria, nos dias 16 e 20 de novembro. De realçar também que Portugal, orientado por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa, uma de ouro, em 2018, e três de prata (2015, 2016 e 2019).