A República Checa é o último obstáculo da seleção portuguesa feminina de futebol rumo a uma terceira fase final consecutiva do Europeu, num derradeiro play-off que arranca, esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 19h45, e fecha em Teplice, na terça-feira, pelas 16h45 (hora em Lisboa).
Presente nas edições de 2017 e 2022, e ainda no Mundial de 2023, a formação comandada por Francisco Neto é dada como favorita, até porque a seleção checa está colocada seis lugares abaixo no ranking FIFA e que nunca marcou presença em qualquer fase final.
Já este ano, em 21 de janeiro, Portugal superou as checas em casa por 3-1, num embate particular, com tentos de Ana Capeta, Carolina Mendes e Joana Marchão, contra um de Michaela Khyrova, já a fechar, no Estoril.
Na sexta-feira, no Dragão, a formação das ‘quinas’, que no primeiro play-off derrubou o Azerbaijão muito facilmente (4-1 fora e 4-0 em casa), precisa de ganhar vantagem para poder enfrentar com mais otimismo o embate de Teplice.
“É um jogo em que vamos ter de dar um passo em frente. Nos últimos jogos, tivemos muita preponderância com bola e muitos dos nossos problemas defensivos foram resolvidos na reação à perda. Este embate vai-nos obrigar a não ter bola, pois vamos defrontar uma equipa competitiva e bem organizada”, disse Francisco Neto, no dia do anuncio das 26 eleitas.
A formação vencedora da eliminatória qualifica-se para a fase final da 14.ª edição do Campeonato da Europa, que se realiza na Suíça, de 2 a 27 de julho de 2025.
Recomendações da FPF para os adeptos lusos
A partida, que pode fixar um recorde de assistências numa partida de futebol feminino, está a criar enorme expectativa e, por isso, a FPF faz algumas recomendações aos adeptos que pretendam marcar presença no estádio portuense.
«A Federação Portuguesa de Futebol recomenda aos adeptos que se irão deslocar ao Estádio do Dragão, esta sexta-feira, para o jogo de Portugal frente à Chéquia, que antecipem a sua chegada para o mais cedo possível, de modo a evitar aglomerações à hora do encontro, marcado para as 19h45. A aberturas das portas far-se-á às 17h45 e, logo a partir desse momento, toda a assistência, nomeadamente as muitas famílias esperadas, serão rececionados com muita animação, oferecendo mais interesse ao período pré-jogo e aligeirando a espera pelo grande momento que será a partida da primeira mão do play-off decisivo de qualificação para o Europeu 2025. No exterior do estádio, a FPF dispõe de um serviço móvel de auxiliares de encaminhamento, identificáveis pelas mochilas com bandeiras a indicar “Apoio ao Adepto”, envergando camisolas azuis e com a inscrição “Voluntário”. É também recomendável a utilização dos vários transportes públicos disponíveis nos trajetos para o Estádio do Dragão”, destaca a FPF.
Foto: FPF