A seleção portuguesa de futebol de rua vai participar, de 21 a 28 de Setembro, no mundial, que vai reunir em Seul, na Coreia do Sul, e que contará com a participação de 70 paises.
Antes de viajar para terras sul-coreanas, a selecção foi recebida na Cidade do Futebol por João Pinto, diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que “conviveu com os atletas convocados na Cidade do Futebol”, tendo o antigo internacional português recordado que o projeto da Associação Cais conta com a FPF como um dos seus parceiros mais antigos e é reconhecido pela UEFA como uma das iniciativas que mais se destacam no âmbito da inclusão social.
“Sinto muito orgulho em ser embaixador do projeto Futebol de Rua há dez anos”, referiu João Pinto, em declarações aos jornalistas presentes no auditório.
Gonçalo Santos, coordenador do projeto Futebol de Rua da Associação Cais, regozijou-se por ver antigos jogadores da seleção de futebol de rua agora no papel de “team managers e selecionadores distritais”.
O responsável da Cais destacou, também, o facto de a equipa nacional ser mista e intergeracional, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
“35 por cento dos atletas que participaram nos nossos torneios de qualificação são mulheres”, revelou.
Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Benfica e da Fundação Benfica, e Luciano Gonçalves, presidente da APAF e parceiro de longa data da Cais, e um dos árbitros escalados para o Campeonato do Mundo de Seul, também enalteceram um projeto que transforma vidas.
Os convocados e o apoio de Roberto Martinez
A seleção macional, orientada por Bruno Seco desde 2011, é constituída por oito jogadores: Mara Guerreiro, de Beja, Ana Rita Marques, de Viseu, Ricardo Toppo Antunes, de Lisboa, Afonso Mendonça, da Madeira, Daniel Luzia, de Aveiro, Denilson Cabral, de Setúbal, Sandro Cavaco, de Beja, e Diogo Silva, de Braga.
“O selecionador nacional Roberto Martínez deixou uma mensagem de confiança e boa sorte à Seleção Nacional de Futebol de Rua, durante a visita que a equipa fezà Cidade do Futebol”, destaca, em nota publicada no site oficial, a FPF.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPF