Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, esteve presente, no passado sábado, no 11º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, organizado pela Confederação de Treinadores de Portugal, tendo revelado, logo na abertura do evento, ser “uma honra” estar em Viseu, sublinhando que os treinadores têm um “papel importante e decisivo” no “desenvolvimento e crescimento desportivo do nosso país.
Pedro Dias, que tem o grau III de treinador – UEFA A -, sublinhou que passaram “47 dias” desde a sua tomada de posse mas que “parecem 47 anos”. “Estou, como todos, ansioso e expectante. Mas quero e temos todos deixar de estar expectantes e trabalhar”, vincou.
“Quero começar por cumprimentar todos os que aqui estão e agradecer este convite. É uma honra enorme participar no 11º Congresso de Treinadores e partilhar com tão ilustre plateia, esta manhã, em Viseu. Estamos numa terra que é um exemplo no que à prática desportiva diz respeito, e que tem, este ano, a bandeira da cidade Europeia do Desporto. Deixo aqui uma palavra de profundo reconhecimento à Confederação de Treinadores de Portugal pelo seu trabalho e por trazer à discussão um assunto tão determinante como a formação. “Formar para liderar” é o lema deste encontro. O caminho do sucesso só se faz por aqui, não há outro! Só a formação nos dará melhores treinadores e só com melhores treinadores teremos melhores atletas, melhores dirigentes, melhores campeonatos e no fim … teremos melhor desporto e depois disso… um país melhor. Já todos sentimos nas nossas vidas a diferença que faz ter um bom líder!”, vincou Pedro Dias.
“Um líder bem formado é capaz de nos inspirar, de nos motivar! É capaz de nos guiar e de ser o impulsionador de um ambiente saudável e produtivo, que consequentemente traz melhores resultados desportivos e melhor preparação dos seus atletas para o futuro. Líderes bem preparados têm a capacidade de antecipar desafios, de tomar decisões e de resolver problemas de forma pacifica e eficaz. Debater e pensar neste assunto, debater a formação, pode ser tão importante como saber treinar bem. Saúdo, por isso, a escolha da Confederação de Treinadores de Portugal pelo tema que escolheu trazer a este congresso e pelo empenho que tem colocado no reconhecimento social do treinador”, vincou o Secretário de Estado que, como tem sido habitual, recebeu elogios vindos de todos os quadrantes.
“Aposta clara na qualificação dos agentes”
Pedro Dias referiu, ainda, que o Governo liderado por Luís Montenegro tem no seu programa um “projeto ambicioso”. “É um plano para o Desporto Nacional que será articulado com as várias áreas de governação e que inclui a participação dos diversos agentes desportivos, onde não ficarão de fora os treinadores. Para terminar e reforçando o lema deste Congresso, quero dizer-vos que uma das bandeiras desta legislatura é a aposta clara na qualificação dos agentes para todos terem um papel ativo no desenvolvimento do desporto. Neste plano para o Desporto Nacional todos os Agentes Desportivos contam”, finalizou.
Por: Pedro Silva
Foto: Viseu Cidade Europeia do Desporto – 2024