O russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) conquistou, este domingo, a 85.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, ao defender a liderança com a vitória no contrarrelógio individual da 10.ª e última etapa, que terminou em Viseu – Cidade Europeia do Desporto 2024.
“Após a reviravolta na etapa da Senhora da Graça, o ciclista da Sabgal-Anicolor confirmou o favoritismo com que entrou para o último dia da prova e celebrou a maior conquista da carreira. O ciclista russo, de 29 anos. percorreu os 26,6 quilómetros do percurso em 34m62s, com uma média de 46.127 km/h, mais do que suficiente para garantir a liderança da classificação geral. Curiosamente, Nych, que já havia festejado na etapa deste sábado, superou o colega Julius Johansen por apenas três segundos, sedo que o dinamarquês já havia perdido o prólogo para outro colega de equipa, Rafael Reis, por poucos centésimos. O pódio do contrarrelógio ficou completo com Colin Stussi (Team Voralberg), ciclista suíço que venceu a edição de 2023 da Volta e que era um dos favoritos à conquista desta edição. Chegou a 30 segundos, suficiente para subir à segunda posição da geral, a 1m23s das 38h03m45s registadas por Nych. Já o pódio da geral foi completado por Abner González (Efapel Cyclling), a 2m38s”, vinca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) assegurou o estatuto de melhor português, com o quarto lugar final, a 3.07 de Nych.
Euskatel Euskadi vence por equipas
“Nas restantes classificações, Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) venceu nos pontos, Luis Ángel Maté (Euskatel Euskadi) na montanha e Jaume Guardeño (Cajá Rural-Seguros RGA) na juventude. A Euskatel Euskadi liderou entre as equipas, tendo terminado à frente da Efapel Cycling e da Burgos BH”, finaliza a nota da FPC.
Por: Pedro Silva
Fotos: DR