O ciclista russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) assumiu, este sábado, a liderança da Volta a Portugal, sucedendo a Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), após ter sido segundo na nona e penúltima etapa, vencida, na Senhora da Graça, pelo porto-riquenho Abner González (Efapel).
“A Senhora da Graça tem o dom de ser decisiva e, desta vez, trouxe uma reviravolta inesperada na classificação da Volta a Portugal. Abner González (Efapel Cycling) foi o mais rápido, mas o vencedor do dia foi Artem Nych (Sabgal-Anicolor), que chegou em segundo lugar e assumiu a liderança da geral”, destaca a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Nych concluiu os 170,8 quilómetros entre a Maia e o alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, seis segundos depois de González, que venceu a emblemática etapa, com o tempo de 4:25.10 horas.
Eulálio, que liderava a classificação geral desde a subida à Torre, caiu para o sexto lugar, a 1m50s do novo camisola amarela, que detém 37 segundos de vantagem sobre Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), segundo classificado, 49 sobre González, terceiro.
A 85.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta termina no domingo com a 10.ª etapa, um contrarrelógio individual de 26,6 quilómetros em Viseu. “É o maior contrarrelógio da prova desde de 2016”, destaca a FPC.
Foto: Efapel Cycling