A portuguesa Raquel Queirós foi, quinta-feira, 21.ª classificada na final de ‘cross country’ curto (XCC), do Campeonato da Europa de BTT, a decorrer em Cheile Grădiștei (Roménia), até domingo.
A ciclista olímpica “perdeu algumas posições no arranque, mas, a partir da segunda volta, conseguiu subir no grupo e na classificação, acabando por fechar no 21.º posto”, ainda assim acabando a 3.07 minutos da francesa Pauline Ferrand-Prévot, nova campeã da Europa de ‘short race’, sendo que esta foi seguida pela neerlandesa Puck Pieterse, a 11 segundos, e pela “suíça Nicole Koller fechou o pódio, a 42 segundos”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Também em masculinos foi o arranque a penalizar a prestação de Roberto Ferreira, que terminou em 24.º a 2.02 minutos do dinamarquês Simon Andreassen, vencedor a solo da corrida.
“Tal como no caso de Raquel Queirós, a pior classificação parcial de Roberto Ferreira foi na primeira volta. A partir daí o português melhorou até ser o 24.º, a 2m02s do vencedor, o dinamarquês Simon Andreassen, que se impôs em solitário. Seguiram-se o alemão Julien Schelb e o italiano Luca Braidot, ambos a 38 segundos”, destaca a mesma nota.
Portugueses em acção sábado e domingo
Antes, o júnior João Fonseca foi 22.º na final do seu escalão de XCC, a 1m56s do vencedor, o suíço Sven Sommer. A luta pela vitória foi a três, tendo o helvético batido por dois segundos o compatriota Micha Alder e o norueguês Aksel Laforce, segundo e terceiro, respectivamente.
Os portugueses volta à ação no sábado, primeira de duas jornadas dedicadas ao cross country olímpico (XCO). De manhã irão competir os juniores, João Fonseca, às 9h00, e Beatriz Guerra, às 11h00.
Os sub-23 Diogo Neves e João Cruz correm às 14h00.
Foto: FPC