Afonso Eulálio, da equipa portuguesa ABTF-Feirense, vai juntar-se a João Almeida, Rui e Ivo Oliveira (UAE Emirates), Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (EF Education-EasyPost) na prova de fundo de elites dos Mundiais de ciclismo e de paraciclismo de estrada, que irão decorrer em Zurique, Suíça, entre 21 e 29 de Setembro, revelou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
“A seleção nacional estará representada por 19 corredores. (…) A competição terá percursos seletivos, mais ao jeito das caraterísticas dos corredores portugueses do que os traçados do recente Europeu, pelo que a participação nacional terá ambição renovada de lutar por bons resultados. Os convocados entre a elite masculina são Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), Ivo Oliveira, João Almeida e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (EF Education-EasePost). Os seis participam na prova de fundo, dia 29 de setembro. Uma semana antes, João Almeida e Nelson Oliveira serão as armas nacionais para o contrarrelógio”, destaca, em nota publicada no site oficial, a FPC.
As escolhas do seleccionador nacional, José Poeira, para os sub-23 recaíram em Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), António Morgado (UAE Emirates), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) e Lucas Lopes (Supermercados Froiz).
O Campeonato do Mundo junta este ano o paraciclismo ao ciclismo no programa de competição, com o selecionador José Marques a convocar Flávio Pacheco e Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) para as provas de fundo e os contrarrelógios individuais.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPC