A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) juntou-se à Associação Mover Viseu para “proporcionar a cerca de 80 pessoas com deficiência um encontro para a prática de Atletismo Adaptado”, destaca, numa nota publicada no seu site oficial, a FPA, acrescentando que a iniciativa, que faz parte da programação de Viseu Cidade Europeia do Desporto 2024, teve lugar, no passado dia sete, no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu, e “teve como objetivo promover a prática regular de atividade física para pessoas com deficiência”, junta a nota.
No evento marcaram presença, entre outros responsáveis federativos, o coordenador do Atletismo Adaptado da FPA, José Silva, e a técnica Walquíria Campelo, que “acompanharam os participantes na prática de atletismo em cadeira de rodas e no lançamento do club (engenho adaptado à condição física destes atletas).
“Este tipo de ações é muito importante para apresentarmos o Atletismo Adaptado como uma opção para a prática desportiva das pessoas com deficiência. Ainda há algum desconhecimento relativamente à forma como estas pessoas se podem manter ativas e até mesmo competir, pelo que quanto mais iniciativas de divulgação tivermos, mais probabilidade há de termos novos atletas e de impactarmos positivamente a sua vida. A maioria dos participantes ainda não tinha experimentado o Atletismo Adaptado e, durante a iniciativa, houve bastante adesão e interesse em continuar, pelo que esperamos que muitos deles formalizem a sua inscrição em clubes e instituições que promovem esta prática, como é o caso da Associação Mover Viseu”, explicou José Silva.
A próxima atividade de divulgação e promoção do Atletismo Adaptado terá lugar a 6 de março, em Lisboa, no Centro de Educação e Desenvolvimento da Casa Pia, Jacob Rodrigues Pereira.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPA