Primeiro jogo, primeira vitória
– crónica nº 1 do Europeu de Andebol 2024,
por Pedro Sequeira*
Portugal iniciou a sua participação no Campeonato da Europa de Andebol ontem em Munique. Começou com uma expressiva vitória de Portugal por 31-24 contra a Grécia.
Há a tendência de fazer contas antes da competição começar, sendo o foco, muitas vezes, nos jogos finais do grupo. No entanto, no Andebol, face ao modelo da competição, o primeiro jogo é muito importante pois os grupos de 4 apuram apenas 2 para a fase principal e os resultados entre as duas equipas que passam contam para a fase seguinte. Por outro lado, quem perde o primeiro jogo, fica praticamente obrigado a vencer os dois jogos seguintes para se conseguir apurar. Quem vence fica com uma margem um pouco maior pois teoricamente se vencer um dos dois jogos que falta, apura-se. Esta pressão nota-se logo nas equipas, árbitros e delegados.
No nosso jogo a primeira parte foi exemplo disso, jogo equilibrado mas houve um momento que Portugal disparou para uma vantagem de 4 golos e chegou aos 18-14 ao intervalo. No início da 2a parte a Grécia conseguiu empatar mas depois Portugal melhorou muito em termos defensivos o que permitiu voltar a “fugir” no resultado e controlar o jogo até ao fim. Podemos sempre discutir a exibição mas nestes jogos e competições o mais importante é mesmo o resultado. Cabe aos treinadores e jogadores analisarem o jogo e perceberem o que fizeram bem e o que têm de melhorar. Amanhã é a nossa primeira “final” contra a Chéquia. Vai ser um jogo muito duro e difícil. Cabe à nossa seleção encontrar as soluções para os problemas (muitos) que o adversário nos vai colocar. Estarei na bancada a apoiar.
* Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine, Professor Coordenador na Escola Superior de Ciências do Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol e Presidente da Comissão de Métodos – Federação Europeia de Andebol, acompanhará através de crónicas exclusivas para a SportMagazine o Europeu de Andebol 2024.
Fique atento à próxima crónica na SportMagazine!