A IV Gala dos Prémios Empresariais Desportivos da Fundação do Desporto e da Patrocina un Deportista realizou-se, na passada quinta-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, “galardoando os atletas, equipas, clubes, entidades e empresas, que mais se destacaram em 2022 e 2023 no âmbito do Alto Rendimento e do desporto para pessoas com deficiência”, destaca, em nota enviada às redações, a Fundação do Desporto.
“A grande homenagem da noite, com direito a ovação de pé de todos os presentes na Gala, foi para o campeão olímpico Carlos Lopes, que emocionou toda a plateia com um discurso ao nível da carreira que teve enquanto atleta”, destaca a nota, acrescentando que o histórico atleta luso receberia, mais tarde, o Prémio Especial “Fundação do Desporto”.
“Carlos Lopes é uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial e do desporto português. Em 1976 conquistou a medalha de prata nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Montreal, a primeira da história do Atletismo português. Em 1984, com 37 anos, regressou aos Jogos Olímpicos, em Los Angeles, para correr a maratona, apesar de até aí ter apenas participado em três maratonas e completado somente uma. Conquistou a primeira medalha de ouro de Portugal e estabeleceu um novo recorde olímpico (2h9m21s). No ano seguinte, foi o primeiro corredor a completar a maratona em menos de 2 horas 8 minutos. Antes disso, já tinha sido Campeão Mundial de Corta Mato por três vezes e vice-campeão por duas, tendo ajudado o Sporting a vencer sete Taças dos Campeões Europeus, competição que ganhou individualmente 3 vezes. Foi recordista europeu dos 10.000 metros, com o tempo de 27h4m39s”, recorda a Fundação do Desporto. Os restantes premiados:
Prémio Jovem Praticante Desportivo
Diogo Ribeiro (natação) e Maria Martins (ciclismo)
Prémio Fomento da Atividade Física através da Promoção do Talento da Equipa Humana “Matrix”
SC Fitness (Grupo SONAE)
Prémio Desporto para Pessoas Com Deficiência “Jogos Santa Casa”
Carolina Duarte (sagrou-se vice-campeã do mundo de 400 metros – (T13, deficiência visual – nos Mundiais de atletismo paralímpico)
Prémio Apoio ao Desporto
GRUPO RTP, SA e REXONA (Grupo Unilever)
Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”
LIPOR (transformou o antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte, com cerca de 19 hectares, no Parque Aventura, um espaço de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização)
Prémio Inclusão no e pelo Desporto
Projeto BIRD (o projeto BIRD – Base Integrada de Recursos para o Desporto, é desenvolvido pela APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal junto dos alunos dos ensinos pré-escolar, básico e secundário com e/ou sem deficiência, a população com deficiência e sénior)
Prémio Equipa
Seleção de Andebol em Cadeira de Rodas e seleção nacional de Futebol feminina
Prémio “Mulher, Empresa e Desporto – Água de Luso”
Alexandrina Cruz – Presidente do Rio Ave FC (tornou-se em 2023 na primeira mulher a presidir a um clube de futebol profissional da I Liga)
Prémio Especial “Patrocina Un Deportista” | Ecletismo Desportivo
SL Benfica, FC Porto e Sporting CP.
Por: Pedro Silva
Fotos: Fundação do Desporto