A ex-nadadora Diana Gomes, atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, atleta olímpica e adida olímpica da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Paris-2024, “participou no momento simbólico de passagem” da chama pelos países europeus, a “Estafeta da Chama Olímpica”, destaca, numa nota publicada no site oficial, o Comité Olímpico de Portugal.
”A Chama Olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegou na quinta-feira, dia 8 de maio, ao porto de Marselha, no sul de França, depois de ter viajado pela Grécia e o nadador francês, Florent Manaudou, que conquistou quatro medalhas olímpicas, foi quem desceu com a Chama do “Belem”, um navio com mais de um século de história. A Chama inicia agora um percurso por toda a França, com cerca de 12 000 km, passando por mais de 10 000 pessoas, até à Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 26 de julho de 2024. Este é um evento de celebração do espírito olímpico e valores do Olimpismo, ao mesmo tempo que é celebrado o Dia da Europa, a 9 de maio, assinalando a paz”, destaca a mesma nota.
“Acho que posso dizer que é a cereja no topo do bolo de uma carreira olímpica, poder fazer parte de um evento deste tamanho e com esta simbologia. Foi mesmo incrível. E é de facto único, na carreira de qualquer atleta olímpico, ter a oportunidade de tocar e transportar a Chama Olímpica. Voltar a sentir o espírito, o mesmo que se vive na aldeia olímpica entre tantos atletas olímpicos de tantas e distintas modalidades, foi uma surpresa. Simbolicamente, passámos a Chama Olímpica entre cada um dos representantes dos países europeus, para assinalar o Dia Europeu, o que deu ainda um sabor mais especial ao momento. Vou guardar para sempre este evento, onde representei uma vez mais o nosso País e, acima de tudo, todos os atletas olímpicos!”, destacou, em declarações reproduzidas pelo COP, a ex-nadadora, que participou nos Jogos Olímpicos Atenas-2004 e Pequim-2008.
A estafeta foi composta por 28 pessoas de vários países europeus, sendo que Diana Gomes confessou que “esta etapa teve uma simbologia especial na representação do Dia da Europa”.
A chama olímpica vai agora percorrer 12.000 quilómetros, passando mesmo por territórios ultramarinos, como a Polinésia Francesa, onde vão decorrer as provas de surf dos Jogos Olímpicos Paris2024, que começam a 26 de julho e acabam em 11 de agosto.
Também esta semana foram apresentados os trajes e equipamentos desportivo da Equipa Portugal. Pode ver as imagens aqui e aqui.
Por: Pedro Silva
Foto: COP