A seleção portuguesa de basquetebol conseguiu, no passadop sábado, o primeiro triunfo no grupo A de apuramento para o EuroBasket2025, com a Ucrânia, tendo batido, em Riga, na Letónia, o conjunto ucraniano por 79-77. “Com este resultado, e ao cabo de duas jornadas, a formação lusa ocupa um lugar de qualificação”, destaca, em nota publicada, a Federação Portuguesa de Basquetebol.
Portugal já vencia ao intervalo por claros 49-32, realizando um primeiro “tempo de grande nível”, tendo convertido cinco triplos em seis tentados, demonstrando, assim, enorme eficácia do tiro exterior.
“No regresso dos balneários inverteram-se os papéis, com a Ucrânia a reagir e a aplicar um parcial de 27-15 no terceiro quarto, chegando a estar mesmo na dianteira. Os derradeiros 10 minutos foram eletrizantes, com nenhuma das equipas a descolar, pairando mesmo no ar a ideia de um prolongamento. Nos últimos instantes, Travante Williams assumiu protagonismo, e com um lançamento certeiro de dois pontos e um roubo de bola encerrou a questão» a favor de Portugal.
A seleção lusa mantém-se no terceiro lugar do grupo A, com três pontos, em igualdade com os israelitas, segundos, e atrás da Eslovénia, que é líder, com quatro, enquanto a Ucrânia está na quarta e última posição (dois pontos).
Na terceira jornada, que se realiza apenas em novembro, Portugal recebe a Eslovénia e Israel mede forças com a Ucrânia, numa fase de qualificação em que os três primeiros de cada um dos oito grupos apuram-se para a fase final, que vai decorrer entre 25 de agosto e 14 de setembro de 2025, na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPB