Portugal estará representado com uma equipa composta por cinco conjuntos (mais um suplente) no Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho, que decorrerá entre os dias 20 e 23 de julho, em Les Herbiers, França. A competição, com organização da “Working Equitation France” e sob a Tutela da WAWE (World Association for Working Equitation), contará com um número recorde de participações.
Ao todo, além de Portugal, outros 18 países estarão representados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Espanha, E.U.A., França, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Hungria, Luxemburgo, México, Polónia, República Checa, Suécia e Suíça.
Os conjuntos lusos serão compostos por Bruno Pica da Conceição com Istambul; Gilberto Filipe com Zinque da Lezírias; Luis Brito Paes com Horizonte; e Mafalda Galiza Mendes com Isco. A equipa nacional ainda terá Tiago Alves com Eoxido como o conjunto suplente.
“Portugal, com um histórico de vitórias inigualável, vai, com toda a certeza, dar o seu melhor para conquistar o Título Mundial da disciplina. O nível com que se pratica a Equitação de Trabalho (disciplina que no nosso País desenvolve sob a égide da FEP e tutelada pela APSL), tornou a escolha da Equipa bastante difícil pelo que gostaríamos de deixar a todos os atletas o nosso sincero reconhecimento e, sobretudo muito orgulho pelos desempenhos conseguidos”, destacou a Federação Equestre Portuguesa, em comunicado.
Os treinos iniciados em março sob a responsabilidade dos dois treinadores nacionais Miguel Ralão Duarte e Pedro Torres, tem decorrido nas instalações gentilmente cedidas pelo APSL Casal dos Rios, Xavier de Lima e Centro Hípico de Pedro Neves. A chefe da equipa portuguesa será Claúdia Matos.