Arranca esta segunda-feira, com a cerimónia de abertura e uma regata de treino oficial, o Campeonato Europeu da classe 6 metros. O evento, inédito em Portugal, estará a ser disputado até o dia 10 de setembro, em Cascais. Entre os 80 velejadores presentes na competição, contam-se inúmeros campeões mundiais, de várias classes, e 11 atletas olímpicos, sendo seis deles portugueses.
Ao longo dos cinco dias do campeonato estão previstas realizarem-se oito regatas no total, para cada divisão, sendo que a previsão indica vento médio fraco, com intensidade a variar entre os 6 e 14 nós.
A representar a bandeira Lusa está Seljm, de Patrick Monteiro de Barros, cuja equipa é constituída exclusivamente por portugueses, com os velejadores olímpicos Álvaro Marinho, que conta com quatro participações em Jogos Olímpicos, e Nuno Barreto, medalha de bronze em Atlanta 1996, a bordo. Também a equipa Scroundrel One, do armador John Harald Orneberg, é constituída por portugueses, contando com Diogo Cayolla, velejador com três participações olímpicas – 1996, 2000 e 2004 – a fazer a tática.
Outros barcos que são sérios candidatos aos lugares cimeiros são, na classe “Open”, Seljm, que esteve presente no pódio em todos os campeonatos Europeus e Mundiais da classe disputados desde 2018, e o barco Suiço Thisbe, campeões em título.
Já na divisão dos clássicos, o barco romeno Essentia, com o medalhado olímpico português Hugo Rocha à tática, também promete dar luta ao barco espanhol Bribón 500, do armador Sua Majestade Rei Juan Carlos I de Espanha.