A Seleção Nacional tem esta terça-feira o desafio dos oitavos do Mundial do Catar. Portugal joga com a Suíça, no estádio Lusail, a partir das 19h00. Na primeira fase, Portugal qualificou-se como líder do Grupo H ao vencer os jogos com o Gana (-2) e Uruguai (2-0), e quando já apurado acabar por perder com a Coreia do Sul (2-1).
“A Suíça é tremendamente difícil. Vai ser um duelo entre duas equipas muito fortes, um jogo duro, mas no qual Portugal acredita que vai ganhar”, afirmou o selecionador Fernando Santos, em conferência.
A entrevista do treinador ocorreu esta segunda-feira, quando também ocorreu o último treino oficial antes do jogo, no campo de base do Al-Shahaniya, ao fim da tarde. Fernando Santos contou com 24 jogadores disponíveis, mantendo-se Danilo Pereira e Nuno Mendes a recuperar das suas lesões.
“Só dou a equipa aos jogadores no estádio, sempre foi assim desde que cheguei. De resto, o assunto está terminado, resolve-se dentro de casa e toda a gente está disponível”, disse o treinador, sem confirmar o onze inicial para o jogo decisivo.
Caso o jogo termine empatado no 90 minutos iniciais, o jogo seguirá para o prolongamento e, persistindo a igualdade no marcado, para as grandes penalidades. Situação para a qual Rúben Dias garantiu que a equipa está pronta. “Estamos preparados caso isso (penáltis) seja necessário. Foi algo que tivemos sempre em conta, faz parte da competição e é um momento importante onde é uma ponta de sorte mas também qualidade na execução. É algo que temos vindo a praticar”, disse.
A Suíça avançou em segundo lugar no grupo G, com os mesmos seis pontos do Brasil, líder do grupo. Os suíços venceram Camarões na estreia, por 1-0, depois perderam para o Brasil, pelo mesmo marcador, e ganharam com a Sérvia, na decisão da vaga, por 3-2.