A Seleção Nacional de futebol feminino estreia-se esta quarta-feira, às 18h30, diante da Noruega, na 28.ª edição da Algarve Cup, no Estádio Municipal de Lagos. A competição reúne cinco das principais equipas da Europa. Francisco Neto, selecionador nacional, destacou que o principal objetivo principal das jogadoras lusas no torneio é crescer e reduzir diferenças para as equipas de topo.
“A Algarve Cup é um espaço de excelência para a nossa preparação e uma oportunidade para verificarmos o estado em que nos encontramos individual e coletivamente, antes da jornada dupla de qualificação para o Mundial de abril, na qual defrontaremos a Alemanha e a Bulgária. Mais do que a pontuação, queremos ser uma equipa competente, organizada, sem medo e corajosa para jogar contra estas equipas de ‘top’. Portugal buscará ser competitivo e competente contra estas equipas, estar próximo delas e crescer no meio delas para, em abril, a equipa estar pronta”, afirmou em conferência de imprensa.
Além de Portugal (29.ª no ranking da FIFA) e Noruega (12.ª), estão na Algarve Cup a Suécia (segunda do ranking mundial e vice-campeã olímpica) – que será o próximo adversário de Portugal, no domingo -, a Dinamarca e a Itália, respetivamente, a oitava e a nona seleções melhor posicionadas na hierarquia de futebol feminino do velho continente.
Também esta quarta-feira no Estádio Municipal de Lagos, às 12h00, defrontam-se as seleções da Dinamarca e da Itália. Ao final de todos os jogos (ver tabela abaixo), as duas seleções com a pontuação mais alta, e melhor diferença de golos, no encerramento da segunda jornada (em 20 de fevereiro) conquistarão o direito de discutir a grande final.
Admitindo que o tempo de preparação é “muito curto” e obriga a uma lógica de preparação “de jogo para jogo”, Francisco Neto revelou que as internacionais portuguesas “vão tentar corrigir erros cometidos no último jogo com a Alemanha, sobretudo os da primeira parte”. Já sobre a possibilidade de disputar a final, frisou que “tudo é possível”. “Já fizemos bons resultados e outros menos bons na Algarve Cup. Se a pontuação nos permitir estar na final, iremos estar com todo o agrado e é para isso que iremos lutar”, referiu.
A avançada Suzane Pires também destacou a importância do torneio da Algarve Cup na preparação lusa: “Estes dois primeiros jogos [Noruega e Suécia] são muito importantes. São equipas do topo europeu. Vamos tentar fazer jogos excelentes para estarmos bem preparadas em abril”, afirmou a internacional de 29 anos, que alinha no campeonato brasileiro, ao serviço do Ferroviária.
Eis o calendário de jogos:
16 fevereiro 2022 | quarta-feira
12h00 – Dinamarca-Itália (Estádio Municipal de Lagos)
18h30 – Noruega-Portugal (Estádio Municipal de Lagos)
18 fevereiro 2022 | sexta-feira
17h00: Suécia-Dinamarca (Estádio Algarve)
20 fevereiro 2022 | domingo
11h00: Itália-Noruega (Estádio Algarve)
17h15: Portugal-Suécia (Estádio Algarve)
23 fevereiro 2022 | quarta-feira
11h00: Final (Estádio Municipal de Lagos)
10h30, 11h45, 13h00 – Jogos de atribuição do 3.º, 4.º e 5.º lugar (Estádio Algarve)