A seleção portuguesa feminina de andebol está de regresso à fase final do Campeonato da Europa 2024, 16 anos depois, e ficou inserida no grupo C. A estreia está marcada para esta quinta-feira, na cidade suíça de Basileia, onde se disputam os três jogos da ‘poule’ referentes à ronda preliminar, na Arena St. Jakobshalle
Depois de ter feito o estágio de preparação para a prova que vai ter lugar na Suíça em Rio Maior, a seleção lusa rumou a terras helvéticas, onde vai decorrer o torneio de 28 de novembro e 15 de dezembro, que também se joga na Áustria e Hungria.
Em Basileia, o desafio inaugural está marcado para as 17h00 (horas em Lisboa), seguindo-se, sábado, às 14h30, a Polónia. Os dois primeiros rumam à Main Round, que vai decorrer nas cidades de Debrecen, Hungria, e Viena, Áustria.
Segue-sem na terceira ronda, a “favorita” França, vencedora em 2018 e atual campeã do Mundo, numa partida marcada para dois de dezembro.
O selecionador José António Silva levou 17 atletas, tendo ‘riscado’ Rita Campos, Débora Moreno e Joana Semedo da lista inicial para a segunda participação de sempre de Portugal numa fase final.
José António Silva (selecionador nacional)
“Relativamente à disputa do grupo sabemos das dificuldades que vamos encontrar, dificuldades essas que decorrem não só do facto de todos nós sermos estreantes nesta competição, mas também da valia das nossas oponentes. De facto, as restantes equipas que integram o grupo são constituídas por jogadoras muito experientes e que participam assiduamente em competições europeias, quer de clubes, quer de seleções ao mais alto nível e, por isso, entram em vantagem relativamente à nossa. Apesar do favoritismo pender para o lado das nossas adversárias, acreditamos que em função do que temos vindo a fazer, temos condições para para desenvolver um Andebol de qualidade e tentar lutar por vitórias. Analisamos detalhadamente as equipas adversárias e estamos confiantes no processo de jogo, faltando apenas perceber como vamos reagir a todo o contexto em que a competição é disputada. Sabemos da nossa responsabilidade e esperamos contar com o apoio de todos.”
Por: Pedro Silva
Fotos: FPA