A Seleção Nacional de andebol feminino venceu a congénere da Eslováquia, esta quinta-feira à noite, por 24-21. A vitória, conquistada diante de um bom público presente no Municipal de Paredes foi a primeira da equipa comandada por José António Silva no Grupo 5 da Qualificação para o Campeonato da Europa 2022.
Portugal dominou as eslovacas durante todo o jogo. Chegou a abrir cinco golos de vantagem quando Joana Resende, através da linha de 7 metros, marcou o 11-6 aos 20 minutos de jogo a favor da equipa lusa. A Seleção Nacional chegou ao intervalo a vencer por 13-10.
A segunda parte começou com uma novidade: Carmen Figueiredo. A lateral esquerda de apenas 17 anos entrou a assistir Beatriz Sousa para o 14-10. O domínio português foi sendo construído passo a passo. À entrada dos últimos 15 minutos Portugal vencia por 20-13. Foi quando José António Silva lançou a segunda estreia da noite: Rita Campos. Nos últimos minutos, a Eslováquia esboçou uma reação, mas não chegou a colocar a vitória portuguesa em risco.
Patrícia Lima foi a melhor marcadora portuguesa com cinco golos em seis remates e contabilizou ainda 6 assistências. Jéssica Ferreira acabou por ser reconhecida como MVP da partida, com 15 defesas e 45% de eficácia.
Após perder com a Hungria (34-24) e a Espanha (22-23), Portugal agora soma os dois primeiros pontos e ocupa o terceiro lugar do Grupo 5, com quatro a menos que a líder Espanha e dois a menos que a Hungria. As eslovacas ainda não somaram pontos.
Portugal volta a encontrar a Eslováquia, no domingo, às 14h00 (de Portugal Continental), no Športová Hala, na cidade de Topolčany. A classificação completa e a tabela com todos os jogos podem aqui ser conferidos. O Campeonato da Europa 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022 e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.