Os portugueses Iuri Leitão e Ivo Oliveira conquistaram, no passsado fim de semana, a medalha de bronze em madison das Taça das Nações de ciclismo de pista, que decorreu em Milton, no Canadá, prova que fechou o período de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris-2024.
“Cerca de um ano depois da medalha de ouro, Portugal voltou a ser feliz em Milton”, destaca a Federação Portuguesa de Ciclismo. “A dupla formada por Iúri Leitão e Ivo Oliveira esteve em destaque, com constantes ataques que foram animando a corrida. Para além de uma volta ganha ao pelotão, a dupla portuguesa pontuou em oito sprints, terminando com um total de 46 pontos. Portugal só ficou atrás da dupla belga formada por Lindsay De Vylder e Robbe Ghys, que venceu com 67 pontos, e da dupla neerlandesa formada por Jan-Willem van Schip e Yanne Dorenbos, que ultrapassou a dupla lusa no último sprint e terminou no segundo lugar, com 50 pontos”, junta a nota da FPC.
Na prova de omnium feminino, Daniela Campos foi 15.ª, depois de ter sido 17.ª no scratch, 15.ª na corrida de ritmo e 17.ª na eliminação, entrou para a corrida por pontos em 20.ª, subindo ainda cinco lugares. “Conseguiu dobrar por uma vez o pelotão, o que lhe permitiu somar 20 pontos e totalizar 48, bem como ascender à 15.ª posição”, destaca a FPC.
O ranking olímpico será divulgado hoje e Portugal está em posição de apuramento nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino), mas, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), ainda “aguarda confirmação da União Ciclista Internacional (UCI), que deve acontecer em 22 de abril”.
Por: Pedro Silva
Foto: FPC