A seleção portuguesa sénior feminina de voleibol bateu, esta tarde, no Centro Cultural de Viana do Castelo (CCVC), a sua congénere das Ilhas Faroé (3-0), e carimbou o apuramento para a final-four da prova, que vai ter lugar, ainda este mês, em terras austríacas.
A turma lusa, que contou com um forte apoio nas bancadas do CCVC, entrou a todo o gás e fechou o primeiro set por expressivos 25-9, fruto de um bloco muito eficaz a atacar e, também, de um belo comportamento defensivo.
A superioridade lusa foi confirmada no segundo set (25-13) e, no terceiro, apesar de um bom arranque da turma forasteira – esteve em vantagem pela primeira vez no jogo (1-2) -, Portugal voltou a superiorizar-se (25-9), com uma exibição muito boa, às Ilhas Faroé.
Portugal soma, agora, 12 pontos, e é líder do grupo B, com 12 pontos, mais três que Montenegro, precisamente o próximo adversário de Portugal (14 de Junho, em Herceg Novi (Montenegro), sendo que o conjunto treinado por Hugo Silva fecha a competição, a 17 deste mês, com a Geórgia, numa partida a ter lugar na cidade georgiana de Gori.
O selecionador nacional, Hugo Silva, disse, no final da partida, que o objetivo é «fechar o grupo em primeiro» e que seria «engraçado» terminar o campeonato só com vitórias.
A presente edição da Silver League comporta duas “pools”, sendo que os vencedores e os segundos classificados de cada um dos grupos apura-se para a final-four, agendada para a cidade de Graz, na Áustria, nos dias 24 e 25 deste mês. O vencedor da competição apura-se para a European Golden League 2024.
Em 2022, Portugal perdeu a final para a sua congénere sueca, numa final disputada em Idrottshallen, na Suécia. Um ano antes, a selecção lusa apurou-se para a final-four, após vencer a poule B de qualificação, na cidade bósnia de Zenica, após vencer cinco jogos e perder apenas um.