Pombal é palco, de 21 a 22 de Setembro, da edição de 2024 do DNA (Dynamic New Athletics) sub-20 de atletismo.
Na cerimónia de apresentação estiveram presentes o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, e ainda representantes da European Athletics – José Luís de Carlos e Frank Hamm – e o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.
“O Dynamic New Athletics (DNA) é um conceito inovador de atletismo, desenvolvido pela European Athletics, que se baseia numa competição em formato de equipa. Criado para atrair um público mais jovem e envolver novos participantes, o DNA apresenta uma nova abordagem sobre a modalidade, adaptada ao século XXI”, pode ler-se no site que promove o evento.
A prova conta com a participação de 10 equipas europeias, entre elas duas portuguesas, que vão lutar pelo título de campeão europeu.
Nova pista em estreia
“Em Pombal, o nosso coração bate pelo atletismo. Agradeço à FPA o compromisso que tem mantido com Pombal. Sublinho o impacto económico que as competições de atletismo têm tido nos agentes económicos locais”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Pombal, adiantou ainda que o DNA U20 Clubes vai estrear a pista de atletismo local recentemente requalificada. “A promoção do Desporto e de estilos de vida saudáveis é uma preocupação deste executivo e é através deste tipo de eventos que a mensagem é potenciada”, disse.
José Luís de Carlos, em representação da European Athletics destaca Pombal, “um município que apoia, tão claramente, a modalidade, mantendo a pista coberta e a pista ao ar livre”.
Já o presidente da FPA, Jorge Vieira, sublinhou que “Pombal é um palco de suma importância para o atletismo sendo, no inverno, como que uma ,eca para os agentes desportivos”. Relativamente ao DNA, o presidente da FPA referiu que “é uma oportunidade para a prática de um atletismo diferente, mais jovem e renovado que vai conquistar adeptos”.
“Uma palavra especial de apreço e agradecimento à European Athletics, pela atribuição desta competição, como sinal de confiança na capacidade organizativa de Portugal e ao Município de Pombal por todos os esforços realizados ao serviço do atletismo e ainda um agradecimento ainda à Associação Distrital de Atletismo de Leiria pelo trabalho exemplar”, concluiu.
Por: Pedro Silva
Foto: FPA