Em busca do apuramento para o Campeonato da Europa, a Seleção Nacional feminina de polo aquático está a realizar, desde o último sábado até esta terça-feira um estágio de preparação que decorre em Barcelona. Os treinos têm como objetivo a fase de qualificação do Europeu 2022 com França, Israel e Malta, que vai decorrer de 4 a 6 março 2022, em Gzira (Malta).
Entre as atividades em Barcelona, a equipa lusa realizou este domingo dois jogos frente às equipas espanholas Club Natación de Rubí e Unió Esportiva d´Horta. No primeiro, derrota por 21-10; no segundo, vitória (7-12). António Machado, treinador nacional, faz a análise da prestação da equipa lusa nesses dois encontros.
“No primeiro jogo, contra o Rubí, destacamos, na seleção portuguesa, a capacidade de aguentar a intensidade e o ritmo durante todo jogo, quer nas recuperações defensivas, infringindo contra-ataques, o que se traduziu no final por um jogo bastante positivo para a equipa nacional, conseguindo equilibrar a partida. Recordamos que que neste momento o Club Natación de Rubí se encontra posicionado na primeira metade da tabela da principal divisão de Espanha, a Divisão de Honor, em sexto lugar. Portanto, uma equipa muito forte”, avaliou Machado, em declarações aos canais oficial da Federação Portuguesa de Natação.
Sobre a vitória diante do Unió Esportiva d´Horta, que milita na primeira divisão de Espanha, candidata a subir à divisão de Honor, António Machado destacou a capacidade de “defender em pressão, que resultou muito bem, e a intensidade de jogo, aí sim, criada pela seleção nacional”.