Perto de um milhar de atletas participaram, domingo (21 de abril) de manhã, na V Estafeta da Amizade, prova que vai contar, entre outros, com as presenças da atleta olímpica Dulce Félix e ainda de Ricardo Ribas e Filomena Costa, e que vai “ligar” as duas mais importantes cidades do Minho.
A corrida, de cerca de 24 quilómetros, que vai ligar o campus de Azurém (em Guimarães) ao de Gualtar (Braga), conta, ainda, com uma caminhada de quatro quilómetros, entre o Estádio 1.º de Maio e o polo de Braga da Uminho, sendo que ambas estão integradas no programa oficial das comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho (UM).
A estafeta, que terá início, às 09h30, na cidade-berço, contará com 160 equipas de quatro atletas, num total de 640 participantes. Pelas 10h00, na capital minhota, arranca a caminhada, sendo que as melhores expectativas apontam para a presença de 300/400 participantes.
A competição que “promove a coesão territorial e une das duas cidades” e é “uma festa do desporto, um convívio que proporciona momentos fantásticos”, destacou, na apresentação do evento, que teve lugar na Reitoria da UM, em Braga, Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e vice-presidente da autarquia bracarense, teve o seu primeira edição em 2016, sendo, depois, interrompida em 2020, devido à pandemia de covid-19.
Em representação da Câmara de Guimarães, o chefe de gabinete de apoio à presidência recordou que ele próprio participou numa edição. «Foi um desafio interessante e enriquecedor”, disse, sublinhando que a UM é uma «mais-valia» para a região e para o país.
O presidente da comissão comemorativa do cinquentenário. João Cardoso Rosas, sublinhou que a corrida é “a celebração da relação de duas cidades que, juntas, trazem algo de muito importante para a universidade”.
Já o reitor da UM, Rui Vieira de Castro, acrescenta que a organização do evento “exprime bem aquilo que se pretende com as comemorações dos 50 anos”, através de “um programa sensível a múltiplas dimensões decorrentes da atividade da instituição”, sublinhando que a realização da corrida é “uma forma especial de celebrar os 50 anos da UM e de uma relação estreita com Braga e Guimarães”.
Para além dos municípios de Braga e Guimarães, são ainda parceiros nesta prova promovida pela runporto.com, a Associação de Atletismo de Braga (AAB), o Conselho Regional de Arbitragem da AAB, a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana.
Por: Pedro Silva
Foto: SASUM