A Seleção Nacional de andebol volta a entrar em ação esta quinta-feira, dia 9 de março, pelas 18h00, frente à Macedónia do Norte. Este encontro, que se irá repetir dia 12, desta vez em Portugal, conta para a qualificação do Campeonato de Europa de 2024, a ser disputado em janeiro do mesmo ano, na Alemanha.
Com algumas surpresas na convocatória, como a integração do pivô do CB Ademar Léon, Tiago Sousa, e a ausência de Francisco Costa, por lesão, e de Aléxis Borges, o selecionador nacional Paulo Pereira prepara este encontro e analisa a seleção da Macedónia.
“A Macedónia do Norte é uma seleção que está em renovação mas tem atletas com um perfil de crescimento grande e, portanto, nós temos que estar preparados para dois jogos difíceis. O primeiro jogo lá será num contexto sempre pouco amigável, porque na Macedónia é sempre assim, vamos ter que confrontar e viver esse jogo de forma muito intensa”, disse em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Em relação aos ajustes na convocatória, Paulo Pereira aproveitou para afirmar que Belone Moreira, Aléxis Borges e Daymaro Salina já não vão fazer parte dos planos da Seleção Nacional. O técnico luso afirma que a grande preocupação é “manter a integridade do grupo”.
“Quando há mudanças e reconfigurações é preciso ter esta capacidade de tentar manter o grupo íntegro e fazer valer o nós – que foi o que sempre mostrou alguma coisa enquanto representação do nosso país”, afirmou.
De relembrar que Portugal se encontra no primeiro lugar do grupo 1 desta qualificação em igualdade pontual com a Macedónia do Norte. Ambas as seleções contam com duas vitórias – frente à Turquia e Luxemburgo. Para além disto, Portugal ainda volta a confrontar as seleções atrás referidas, no dia 26 e 30 de abril deste ano, respetivamente.