A Seleção Nacional de andebol venceu, esta quinta-feira, a Macedónia do Norte na Arena Boris Trajkovski, em Skopje, por 23-29. Com esta vitória, Portugal mantém-se invicto no grupo de qualificação para o Euro 2024, estando quase a garantir o apuramento para o mesmo.
Este encontro contou com uma primeira parte atípica a nível de golos. A 10 minutos do fim da primeira metade, Portugal vencia apenas por 4-7. No entanto, os jogadores foram para o balneário com um resultado de 11-14.
Já na segunda parte, Portugal começou na frente, mas foi a equipa da Macedónia do Norte que conseguiu ficar por cima a 15 minutos do fim do encontro. Apesar da desvantagem para os Heróis do Mar, Paulo Pereira, selecionador nacional, afirma que esse momento “foi extremamente positivo”, pois “conseguimos manter as emoções intactas, apenas uma questão de pormenores, alguns detalhes, que resultaram no momento menos bom”.
A Seleção Nacional acabou então por dar a volta e por consumar mais uma vitória nesta fase de qualificação, desta vez por 23-29. Portugal garante assim a terceira vitória em três jogos e detém seis pontos neste grupo 1, à frente, precisamente, da Macedónia do Norte, que conta com quatro pontos, da Turquia, com dois pontos após vencer o Luxemburgo – que se encontra ainda sem pontuar.
“Se formos buscar todos os momentos do jogo, acho que fomos claramente superiores, quer na defesa, quer no ataque. Na transição não tanto, porque quando começámos a jogar o 7×6 também deixámos de fazê-lo. Acho que os atletas, tirando um ou outro detalhe, seguiram o plano de jogo. Há sempre uma coisa ou outra em que se pode melhorar e estamos a falar de três vitórias em três jogos, ainda por cima duas delas fora de casa. Estamos cada vez mais perto de mais um apuramento e de poder fazer história pelo andebol nacional”, disse Paulo Pereira, em declarações à Federação de Andebol de Portugal
O grande destaque deste encontro vai para António Areia, ponta-direita do FC Porto e da Seleção Nacional, que, com 100% de eficácia assinalou 10 golos no encontro, sendo, simultaneamente, o melhor marcador e o melhor jogador do mesmo. Após este jogo, Portugal defronta de novo a Macedónia do Norte, no domingo. Em caso de vitória Portugal garante o apuramento para o Europeu 2024 e isola-se no primeiro lugar do grupo.