O português Pedro Pablo Pichardo conquistou, em Itália, a medalha de prata no triplo salto dos Europeus de atletismo Roma-2024.
“Que final do triplo-salto! Dois saltadores acima de 18 metros nunca acontecera antes em grandes competições, Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais ou Europeus. Foi em Roma, no quinto dia dos Europeus. O espanhol Jordan Diaz Fortun (18,18 metros, recorde de Espanha) e o português Pedro Pichardo (18,04 metros, recorde de Portugal). Tiago Pereira ficou em quarto lugar, com 17,08 metros”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo.
Pichardo saltou 18,04 metros, o novo recorde nacional, superando em seis centímetros os 17,98 que lhe tinham valido a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, ficando a 14 centímetros de Jordan Díaz, que também bateu o recorde de Espanha para suceder ao português no historial dos Europeus.
“Foi uma competição de altíssimo nível”, referiu o vice-campeão europeu, aludindo ao facto de nunca, até agora, dois atletas decidiram títulos em grandes competições, acima de 18 metros. “Eu sabia que ele podia fazer um salto assim. Por isso eu também treinei bastante para chegar aqui e saltar bem longe. Cheguei aos 18 metros, algo que não fazia desde 2015. A pista não me deu muita segurança. Eu ando há muitos anos no triplo e notava que ele poderia estar bem”, respondeu.
Por: Pedro Silva
Foto: FPA/Sportmedia