A última prova nacional de natação em 2021 reservou resultados especiais para os atletas portugueses. O Open de Natação – Jamor 2021, ocorrido esta quinta-feira, ficou marcado por três recordes nacionais e cinco mínimos de acesso às competições internacionais. Destaques para os recordistas Diogo Ribeiro, Rafaela Azevedo e Gabriel Lopes.
Diogo Ribeiro
O nadador do Sport Lisboa e Benfica foi o único atleta a alcançar dois recordes nacionais juniores 18 anos. Primeiro, nos 50m mariposa – ao terminar em 24,02 segundos, menos 66 centésimos que a anterior marca. E, em seguida, nos 100m da mesma modalidade, em 53,07 segundos, menos nove centésimos que a anterior marca. Com os resultados, Diogo Ribeiro garante mínimos de acesso para o Campeonato da Europa Júnior, que se realiza no próximo ano na Roménia, e para o Campeonato do Mundo Júnior que terá lugar em Kazan.
Rafaela Azevedo
A nadadora do Sport Algés e Dafundo bateu o recorde nacional dos 50m costas sénior e absoluto ao concluir a prova em 28,24 segundos – menos 19 centésimos que a marca anterior, que já era dela. Com isso, Rafael Azevedo garantiu, simultaneamente, a presença no Europeu de piscina longa do próximo ano, que se realiza em Roma no próximo mês de agosto.
Gabriel Lopes
Atleta da Associação Louzan Natação, Gabriel Lopes conseguiu mínimos de acesso aos Mundiais e Europeus de natação, na prova de 200 metros estilos, ao concluir a prova em 1.59,34. A marca permite ao nadador olímpico carimbar a passagem para os Europeus em piscina longa, em Roma, e para os Mundiais, em Fukuoka, no Japão.