27 de Novembro 2024 12:29
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Outras Modalidades

Open de Portugal traz a Óbidos os melhores golfistas do Mundo

Foto: DR

A 62.ª edição do Open de Portugal em golfe vai trazer ao Royal Óbidos Spa & Golf Resort, de 12 e 15 de setembro, sete jogadores do top-10 do ‘ranking’ do Challenge Tour, assim como 15 portugueses.

“A 62.ª edição do Open de Portugal at Royal Óbidos destaca-se pela maior lista de participantes desde que a prova da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) passou a ser realizada no campo desenhado pelo saudoso Seve Ballesteros, em 2020. Nesse ano, marcado pelo contexto de pandemia da COVID19, foram 120 jogadores, elevando-se esse número para 132 em 2021 e 144 em 2022 e 2023. Em 2024 serão 156 jogadores, recuperando o número das edições realizadas no Morgado Golf Resort, no Algarve, entre 2017 e 2019. É o mais importante torneio de golfe português e um dos mais antigos no calendário europeu de competições dedicadas a profissionais, datando de 1953. Este ano distribui prémios monetários no valor de 270 mil euros e atribui pontos para o ranking do Challenge Tour (Corrida para Maiorca), para o Ranking Mundial de Profissionais e para o Ranking Mundial de Amadores. Quando em 1972 nasceu o European Tour (atualmente DP World Tour) o torneio da FPG foi um dos fundadores”, destacam, em nota enviada às redações, os organizadores do evento.

“Neste 62.º Open de Portugal, à quantidade alia-se a qualidade. Há um ano apresentou-se, provavelmente, a melhor a melhor edição de sempre enquanto evento do Challenge Tour (segunda divisão do golfe profissional europeu), com oito dos jogadores do top-10 da ‘Race to Mallorca’”, junta a nota.

“O Open de Portugal at Royal Óbidos contará com nove jogadores que já venceram um total de 11 títulos dos 22 torneios já realizados em 2024 no Challenge Tour. Será uma cimeira de campeões!”, finaliza a nota.

Foto: DR

Miguel Franco de Sousa (Presidente da FP de Golfe)

“Um dos grandes objetivos para 2024 era realizar o Open de Portugal at Royal Óbidos, pois a redução do apoio do Estado, no ano passado, em cerca de 80 mil euros, poderia ter condicionado definitivamente a realização da prova este ano. Contudo, com o reforço do apoio de Royal Óbidos e do European Tour, bem como um trabalho de captação e reforço dos parceiros do Open, foi possível a sua concretização. Foi muito difícil, esteve em risco, mas aqui estamos. É o único (grande) evento profissional realizado em Portugal e deve ser objetivo de todos reforçar o número de grandes eventos de golfe em Portugal, pois o peso que o setor tem na economia nacional não pode continuar a ser ignorado.”

 

Impacto de 4 mil milhões de euros

“De acordo com números avançados pelo presidente do CNIG (Conselho Nacional da Indústria de Golfe), Nuno Sepúlveda, “o impacto do golfe na economia portuguesa já ascende aos 4.000 milhões de euros. Na FPG, tudo faremos para voltar a ter torneios no DP World Tour, no Ladies European Tour, em circuitos satélites ou outros de grande dimensão, que deem a conhecer ao mundo os nossos campos e o nosso país», acrescentou Miguel Franco de Sousa.


Os 15 portugueses
a

Pedro Figueiredo, Tomás Melo Gouveia e Ricardo Santos, todos com entrada direta no 23.º torneio da temporada do Challenge Tour, estarão os profissionais Pedro Lencart, Pedro Almeida, Vítor Lopes, Hugo Camelo Ferreira, Vasco Alves, Alexandre Abreu e Tomás Bessa e dos amadores José Miguel Franco de Sousa, Afonso Oliveira, Diogo Rocha, João Pereira e Miguel Cardoso são os golfistas portugueses na prova.

 

Fotos: DR

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.