O Campeonato da Europa de Sub-18 dá início esta quinta-feira e termina a 14 de agosto, em Podgorica, no Montenegro. A Seleção Nacional encontra, na fase de grupos, as seleções de Montenegro, anfitriã da competição, Itália e Croácia.
Nuno Santos, selecionador nacional de sub-18, comenta sobre os adversários do grupo e deixa ainda a mensagem de que o primeiro objetivo é passar ao Main Round.
“Em termos teóricos o grupo não nos é desfavorável, o Montenegro parece-me uma equipa perfeitamente ao nosso alcance, bem como a Itália, se bem que o Montenegro joga em casa e será o primeiro jogo. Já a Croácia, pelo que temos visto, parece-nos ser mais forte do que Montenegro e Itália. Atendendo a todas as circunstâncias, a nossa meta é alcançar o Main Round e só a partir daí podemos pensar em algo”, disse.
O selecionador nacional de sub-18, afirma que a fase de preparação contou com o cansaço de alguns atletas, devido à participação no Europeu Sub-20 por parte de uns quantos jogadores. Daí a última classificação no torneio Sandibérico 2022.
“No estágio anterior já perspetivávamos algum cansaço nos atletas, mas não um cansaço tão acentuado, isso refletiu-se em termos de rendimento desportivo. Aliado a isso, também tivemos muito condicionados com lesões, o Scandibérico não veio numa data favorável – muito próximo das duas grandes competições [M20 EHF Euro Portugal e M18 EHF Euro Montenegro]. Esta semana fizemos uma alteração, por causa da lesão do Rodrigo Gomes, houve agora a integração do Tomás Teixeira”, disse.
Quanto a lesões, Nuno Santos afirma estar confiante na recuperação dos atletas lesionados para conseguirem competir. Gabriel Cavalcanti, Vasco Costa e Eduardo Leite são os jogadores lesionados. Segundo o selecionador nacional, esta segunda-feira, os jogadores lesionados “já treinaram, embora condicionados, e queremos que eles estejam aptos para jogar já no dia 4”.
Para ver quem são os 16 atletas escolhidos por Nuno Santos para competir neste Campeonato da Europa de Sub-18, carregue aqui.