A edição 2024/2025 dos Campeonatos de Portugal de Maratona decorreram, no último domingo, integrados na 20.ª EDP Maratona do Porto – ver aqui peça na SportMagazine -, tendo terminado com os triunfos dos atletas Nuno Lopes, do 3 Santos Populares, e de Laura Grilo, do Clube Praças da Armada.
O atleta do 3 Santos Populares obteve um inédito título ao fim de 2:20.29 horas, ficando à frente de Carlos Costa (Vizela Corre), com 2:21.24, e João Fernandes (Areias de São João), com 2:22.07, para suceder a José Sousa, vencedor das últimas duas edições Campeonato de Portugal.
Os três portugueses mais rápidos fecharam o top-10 da classificação geral, que foi dominada pelo ugandês Abel Chelangat, ao concluir o percurso de 42,195 quilómetros em 2:10.01 horas.
Nuno Lopes, de 37 anos, recebeu a medalha de ouro das mãos de Domingos Castro, recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), entidade responsável pela organização dos Nacionais de maratona, que foram incluídos este ano no evento portuense.
Laura Grilo (Praças da Armada) também conquistou pela primeira vez o Campeonato de Portugal, ao suceder a Célia Barbosa com a 104ª posição da geral, e quinta no setor feminino, dominado pela queniana Naom Jebet, com 2:30.00 horas.
Laura Grilo gastou 2:54.08 horas e melhorou as 2:57.04 cronometradas em 6 de outubro em Lisboa, onde também tinha sido a atleta nacional mais rápida. “Subiram ao pódio feminino, as atletas Patrícia Carreira, do CD Espite, com a marca de 3:01.12 (atleta que em 2015 foi terceira na Maratona de Badajoz, com 2:55.20), e Elisabete Nunes (veterana F50), do SC Salgueiros, com 3:14.09”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
“No pódio dos Campeonatos ficaram os três portugueses que se classificaram no top-10 da competição, com destaque para Nuno Lopes, do 3 Santos Populares, que terminou a sua sétima maratona com a marca de 2h20m29s (8.º na Maratona do Porto), para o seu primeiro título nacional em maratona. Uma excelente classificação para um atleta que na época passada subiu ao pódio do nacional de estrada em meia-maratona”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo.
Também subiu ao pódio, o campeão de Portugal de Maratona no atletismo adaptado, o atleta Ricardo Rodrigues, do Team El Comandante (T46, deficiência motora, membros superiores), que cortou a meta em 3h14m31s.
Por: Pedro Silva
Fotos: Eduardo Castro / FPA