O ciclista suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), vencedor da 84.ª Volta a Portugal em bicicleta, após a 10.ª e última etapa, um contrarrelógio de 17,9 quilómetros disputado em Viana do Castelo, disse ter ficado “surpreendido” com a quantidade “enorme” de pessoas que, nas mais diversas localidades e, por vezes, em sítios inóspitos, assistiram à prova rainha do ciclismo.
A prova fechou no alto do Santuário de Santa Luzia e, no percurso, foram milhares os que viram e apoiaram os ciclistas. Uma moldura humana que deixou o helvético e todos os corredores… de boca aberta.
«Definitivamente, este é o melhor dia da minha carreira. Também para a equipa. Dizem que é o maior sucesso na história da equipa. (…) A atmosfera aqui é de loucos. Já sabia, quando estive aqui em 2018. A etapa da Torre já foi boa… a determinada altura estavam a gritar na minha orelha, puseram água na minha cabeça e pensei ‘se calhar isto é demasiado’. Ontem [sábado], foi de loucos. Provavelmente, estavam todos bêbados. Nunca vi uma multidão tão grande”, destacou, ainda em Viana do Castelo, o vencedor da edição de 2023 da Volta a Portugal.
*por Pedro Silva*