O português Miguel Oliveira (KTM) buscará, no domingo, às 13h00, a segunda vitória da carreira no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, onde será disputado o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, quinta etapa do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade. Recorde-se que ele venceu esta prova em novembro de 2020, no regresso da competição a Portugal após oito anos de ausência.
Na busca por repetir o triunfo, o piloto foi recebido na quarta-feira por centenas de pessoas em Portimão, em seguida sendo depois acompanhado por inúmeros motociclistas até ao autódromo. “Que forma especial de começar este grande prémio de casa. Obrigado a todos os que estiveram presentes aos que apoiam de longe e aos que estarão durante estes dias no circuito”, escreveu o desportista nas redes sociais.
São esperados mais de 60 mil espetadores para apoiar Miguel Oliveira, que vai correr pela quarta vez no circuito algarvio na categoria rainha do motociclismo de velocidade. O piloto natural de Almada chega à prova com a nona posição do campeonato, com 28 pontos – menos 33 que o líder, o italiano Enea Bastianini (Ducati). Recorde-se que o piloto da KTM já soma uma vitória na segunda etapa, na Indonésia, na segunda etapa.
Além do triunfo em Mandalika, Miguel Oliveira abandonou no Qatar (sofreu ma queda), foi 13.º na Argentina e 18.º nos Estados Unidos, respetivamente.
Os treinos livres em Portimão têm arranque na sexta-feira, a partir das 9h00 – mesmo horário que no sábado inicia-se o segundo dia de prova. A pista do Algarve tem 4.600 metros de extensão, 15 curvas (6 para a esquerda e 9 para a direita), largura de 18 metros e uma reta de quase 1 km, o que a torna uma das mais emocionantes do circuito mundial.