O nadador Miguel Nascimento alcançou no último sábado uma marca histórica para Portugal. Pela primeira vez, um português nadou abaixo dos 22 segundos a prova dos 50 metros livres. O novo recorde nacional, alcançado com a marca dos 21,90 veio no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos Jamor 2022, disputado no complexo de piscinas do Jamor.
No dia anterior, Miguel já havia igualado o recorde que já pertencia a si, com 22,01 segundos, mas queria mais. Em entrevista à Federação Portuguesa de Natação, o atleta do SL Benfica, deu detalhes do tempo histórico.
“Foi mais uma tentativa. Ontem [sexta-feira] falei com o meu treinador [Alberto Silva] e questionei-o se poderia tentar o recorde na passagem dos 50 livres, porque senti que falhei algumas coisas ontem de tarde na final A dos 50 livres. Por isso queria tentar, mais uma vez, desafiar-me para tentar melhorar as coisas que falhei na final de ontem. Correu bem. Acertei os pormenores e deu este tempo que foi recorde nacional”, afirmou.
Com o novo recorde, Miguel Nascimento superou a marca de referência para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (21,94). Entretanto, o atleta precisa confirmar novamente o tempo adiante. Aos 27 anos, o nadador garante que ainda tem bastante a melhorar.
“Longe de ser a prova perfeita. Neste momento correu bem alguns pormenores, mas falhei outros aspetos. Acho que não existe a prova perfeita, mas nós procuramos sempre essa prova perfeita. Hoje sinto-me satisfeito, feliz, uma melhoria. Agora vou descansar a cabeça e ver, com a minha equipa, o que poderei melhorar”, disse.