Agora, o foco está totalmente voltado para o Campeonato do Mundo. Após vencer o Brasil, este domingo, por 31-28, e terminar a Gjensidige Cup 2023, que decorreu na Noruega, com a medalha de prata, a Seleção Nacional de andebol masculino concentra todas as atenções para a principal competição da temporada. O último teste antes da estreia no Mundial deixou o comandante da equipa portuguesa, Paulo Pereira, satisfeito.
“O balanço é positivo porque terminámos num jogo com o Brasil, que tem vindo a crescer à medida que tem jogado e, ontem, deu muita luta à Noruega. Hoje esperávamos um jogo difícil, um jogo disputado, houve um parcial no início do jogo de 5-0 a nosso favor que foi espetacular e acabou por definir um pouco o que ia acontecer depois no jogo”, disse o treinador, em declaração à Federação de Andebol de Portugal.
Diante do Brasil, Portugal começou o jogo com o seguinte 7 inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Fábio Magalhães, Pedro Portela e Alexis Borges. Ao intervalo, os Heróis do Mar já venciam os brasileiros por 16-12, no jogo que decorreu em Trondheim. A Noruega, anfitriã, foi a vitoriosa da competição.
“Tivemos muito bem na defesa, em muitos momentos, depois na segunda parte acabámos por experimentar diferentes formatos e, provavelmente, ao termos mexido descemos um pouco a eficácia defensiva. Demorámos também um pouco a ajustar o nosso ataque, no segundo tempo, mas não houve nenhum problema, por isso, estamos muito satisfeitos. Fechámos um ciclo e agora começamos outro”. avaliou o selecionador luso.
Portugal irá estrear-se no Mundial na próxima quinta-feira, às 19h30, diante da Islândia. A competição terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023. No Grupo D, a equipa lusa ainda vai defrontar a Coreia do Silva e a Hungria.
Calendário
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2