A atleta bracarense Jéssica Augusto foi, este sábado, homenageada numa cerimónia que decorreu no Estádio 1.º de Maio, na capital minhota, e foi promovida pela Câmara Municipal de Braga (CMB), pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).
“Depois de ter anunciado recentemente o final da sua carreira desportiva, ao final de 28 anos de competições ao mais alto nível, a atleta foi congratulada com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias”, destaca, em nota enviada às redações, a CMB.
Do vasto currículo, destacam-se três participações em Jogos Olímpicos (Pequim-2008, Londres-2012 – conquistou um diploma pelo sexto lugar na prova de maratona – e Rio de Janeiro-2016), sendo que a corredora bracarense conquistou 13 medalhas em grandes competições internacionais, com destaque para o título de campeã da Europa, em 2010.
“Jéssica Augusto retirou-se como detentora do recorde nacional dos 3000 metros obstáculos e da segunda melhor marca nacional de sempre na Maratona”, destaca, em nota publicada no site oficial, o COP.
A cerimónia contou, ainda, com as presenças da presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (Diana Gomes), do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (Jorge Vieira), do vice-presidente do Comité Olímpico (Ulisses Pereira), do diretor da Delegação do IPDJ do Norte, Vítor Dias, para além de vários atletas do desporto nacional, responsáveis por diversas instituições e familiares da atleta. Destaque, claro, para a presença dos treinadores Sameiro Araújo, João Campos e Nogueira da Costa, que trabalharam com Jéssica muitos anos.
Jéssica Augusto, uma carta e a “culpa” de Fernanda Ribeiro
Jéssica Augusto leu uma carta que escreveu à sua modalidade de eleição, o atletismo, tendo revelado o momento que a fez decidir enveredar pela prática da modalidade.
“Estou aqui muito por culpa da Fernanda Ribeiro, que motivou, nessa madrugada, após vencer o Ouro Olímpico nos 10 mil metros, em Atlanta. A Fernanda é a minha parceira. Esse ouro olímpico deu-me o impulso para vir treinar ao estádio 1.º de Maio”, contou, emocionada, precisamente no palco onde começou a praticar a modalidade.
Jéssica Augusto destacou, ainda, o papel dos seus treinadores na sua carreira e no sucesso que obteve.
“Ensinaram- me que o trabalho árduo é o caminho para o sucesso”, vincou, antes de agradecer à “minha família e aos meus colegas de treino que nunca me deixaram baixar os braços. A eles que muitas vezes abdicaram dos seus objetivos para me ajudarem, um grande obrigado é pouco. Foram a minha segunda família”, sublinhou.
Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto)
O Secretário de Estado do Desporto destacou “o trabalho, a resiliência e o talento de Jéssica Augusto nas suas conquistas” sublinhando, ainda, a sua “meritocracia”
“O percurso já aqui foi referido, três participações olímpicas, penso que foram 13 medalhas em grandes competições internacionais, mas, acima de tudo, aquilo que neste momento é importante destacar é aquilo que foi o privilégio que tivemos como portugueses, de poder assistir a desempenhos de excelência de uma atleta, entre outras, mas que teve essa capacidade de chegar a altos patamares de rendimento desportivo, representando o nosso país”, destacou o governante.
Ricardo Rio (presidente da CM de Braga)
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, tratou-se de uma “justa homenagem a uma atleta extraordinária depois de uma carreira absolutamente brilhante que muito orgulha Braga e todos os bracarenses”, tendo o autarca de Braga destacado, também, “o papel inspirador de Jéssica Augusto para as novas gerações e o seu papel fundamental de ser porta testemunho destas várias gerações de grandes atletas bracarenses que vão surgindo”.
Por: Pedro Silva
Fotos: CM Braga e Comité Olímpico de Portugal