Matilde Pinto, jovem mesatenista portuguesa, participou recentemente no Campeonato da Europa sub-21, em Cluj, na Roménia, onde foi eliminada na última ronda da fase de grupos. A nível nacional, conseguiu um segundo lugar no top-12 jovens.
A mesatenista afirma ter-se deparado com “algumas limitações” na sua preparação para a mais recente competição europeia. Isto porque foi “sujeita a uma intervenção cirúrgica há cerca de um mês”, o que a levou “a parar uns dias e depois treinar condicionada”. Contudo, tem reunido esforços para estar o melhor possível através de treino físico e de mesa.
A jovem atleta de 15 anos encontra-se feliz e positiva com todas as suas participações até agora. Com a conquista de diversos títulos, até acima do seu escalão, sendo campeã nacional de sub-19.
“Até ao momento avalio as minhas participações de forma positiva quer ao nível nacional pela conquista de títulos nacionais quer ao nível internacional dado que já atingi pódios em WTT e estive muito perto das medalhas em Campeonatos da Europa. Ao nível do ranking mundial ter acabado no top-10 em sub-15 no ano passado e estar até ao momento em 33.ª em sub-19 é para mim motivo de orgulho e de ambição para querer mais”, disse, em declarações à SportMagazine.
“O ténis de mesa é uma modalidade que finalmente começa a ser valorizada, devendo-se em parte as conquistas das equipas seniores no nível internacional que elevaram essa visibilidade. É óbvio que ainda não estamos ao nível de futebol, mas creio que estamos a conquistar o nosso espaço no mundo do desportivo. Temos também um grupo de jovens trabalhadores e ambiciosos que também tem contribuído para a visibilidade da modalidade”, afirmou.