26 de Novembro 2024 01:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Canoagem

Mário Quina e o Congresso da Vela: “Estamos todos aqui a lutar para que este desporto volte a ter o brilhantismo que teve no passado”Exclusivo 

Mário Quina, presidente da Federação Portuguesa de Vela. Foto: Federação Portuguesa de Vela

O Congresso da Vela, anunciado e organizado pela Federação Portuguesa de Vela, realiza-se este sábado, dia 15 de outubro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. O evento será gratuito com entrada permitida mediante inscrição prévia.

Mário Quina, presidente da FPV, vai estar presente no congresso, e conversou com a SportMagazine sobre o evento, destacando que o congresso “vai ter duas cerimónias na mesma altura – o Congresso da Vela e a Gala dos Campeões”. O Congresso da Vela vai contar com as presenças de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa; José Maria Costa, secretário de Estado do Mar; Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude; José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal; além de nomes como os antigos olímpicos João Rodrigues e Hugo Rocha.

“O Congresso é um local onde vamos debater o futuro da vela, quais os planos, a estratégia, os valores que defendemos, para dar a conhecer aos velejador e à sociedade em geral qual é a nossa ideia. Este Congresso está dividido em duas partes, digamos assim. Temos a parte da manhã, um formato mais institucional, sobre a nossa estratégia. Depois convidámos uma série de personalidades e instituições que têm responsabilidades no enquadramento da vela no desporto em Portugal, para ouvirem um pouco o que temos a dizer e nos fazerem pensar melhor no futuro (…) Depois criámos três workshops que têm interesse para todos os velejadores”, afirmou Mário Quina.

Para além do Congresso da Vela, a Gala dos Campeões irá realizar-se ao fim do dia. Este momento destina-se à entrega de prémios a velejadores que se distinguiram nos anos de 2021 e 2022. “No fundo é o reconhecimento do trabalho e dos resultados fantásticos que tiveram”, conforma descreve o presidente da FPV.

Mário Quina vê ainda este congresso como forma de melhorar a forma de comunicar da Federação Portuguesa de Vela e do próprio desporto em si.

“Eu acho que a vela tem tido um problema complicado em comunicar. A comunicação não tem sido fantástica e portanto nós aqui da Federação estamos a tentar inverter a comunicação, juntámos aqui o departamento de comunicação, voluntários e amadores, para tentar passar a mensagem da vela. E enquanto que os outros congressos estavam muito concentrados nas comunicações de velejadores, este congresso foi feito para que, no fundo, tentar passar a nossa mensagem”, afirmou.

O presidente da FPV espera ainda que “este congresso deixe uma mensagem de esperança e que a vela está cá para ficar, dinâmico, e estamos todos aqui a lutar para que este desporto volte a ter o brilhantismo que teve no passado”. Todos os detalhes da programação e outras informações podem aqui ser encontradas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Vela

Viana do Castelo recebe, a partir deste fim de semana (22 e 23 de junho), o primeiro (de dois) campeonato do mundo de vela...

Desporto Olímpico

A velejadora portuguesa Mafalda Pires de Lima garantiu, esta quinta-feira, uma vaga para Paris-2024, ao terminar em sétimo lugar na classe kite feminino da...

Vela

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, o mais emblemático evento de vela a norte do país, regressa este fim de semana. Com lugar na Douro...

Vela

Eduardo Marques, velejador português, conquistou um 4.º lugar na classe ILCA7  no primeiro dia do evento teste para os Jogos Olímpicos Paris’2024, que decorreu...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.