Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu este domingo a segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Abrantes. No feminino, Joana Monteiro, da mesma equipa, ficou no lugar mais alto do pódio. Ambos passaram a comandar a classificação geral da Taça.
Mário Costa fez uma prova equilibrada, vigiado de perto pela concorrência, sem nunca ter conseguido abrir um espaço confortável dos rivais. Fez, entretanto, o suficiente para vencer com 33 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e 50 segundos à frente de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos).
“Fiz uma boa partida, estive sempre na frente e na terceira volta decidi forçar o ritmo, ganhei algum espaço e controlei a vantagem até ao final. Num circuito onde era proibido cometer erros, saio satisfeito com a minha performance”, afirmou Mário Costa, em análise publicada nas redes sociais.
Joana Monteiro, por sua vez, chegou à meta com 1m28s de vantagem sobre Lara Lois (Motobike) e 5m40s sobre Ana Tomás (BTT Seia), que a acompanharam no pódio. Recorde-se que Joana havia chegado como segunda classificada no arranque da Taça, em Melgaço.
“Estou muito feliz pela vitória de hoje. Liderei desde a primeira volta até ao final e consegui fazer uma corrida num ritmo alto e consistente. Hoje quebrei um ‘jejum’ de quatros anos de vitórias internacionais, um objetivo pessoal que finalmente realizei, mas que, de modo algum, o vou riscar da minha lista de objetivos. Continuarei a trabalhar para mais”, analisou a famalicense, também em publicação nas redes sociais.
A terceira corrida da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Lousada, no dia 1 de maio.