O sexto lugar de Mariana Machado e o 13.º de Miguel Moreira nas corridas principais dos Europeus de corta-mato, em Antalya, na Turquia, são “as duas melhores prestações individuais portuguesas dos últimos 10 anos”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
A fundista do Sporting de Braga e o corredor do Benfica conseguiram estes resultados em campeonatos que contaram com 39 atletas lusos nas sete provas em disputa. Mariana Machado, que já foi bronze em sub-20 e sub-21, “terminou a prova no sexto lugar (26.13), numa corrida em que a italiana Nadia Battocletti dominou, terminando isolada (25.43)”, destaca a FPA.
Mariana Machado, de 24 anos, competiu pela primeira vez como sénior, depois de um percurso de sucesso em sub-20 e sub-23, com medalhas de bronze em cada um dos escalões, e a tetracampeã nacional cumpriu o percurso, de 7.832 metros, em 26.13 minutos, ajudando a que a seleção lusa conseguisse o nono lugar.
Por equipas, na prova feminina, triunfou a Itália, à frente da Grã-Bretanha e da Bélgica.
Miguel Moreira estreou-se em seniores
Miguel Moreira, também nascido no início do século, superou as expectativas, depois de ter sido 34.º no ano passado, na sua estreia entre os seniores. “A prova mais longa masculina conheceu movimentações interessantes, mas o grande favorito, Jacob Ingebrigtsen, confirmou o seu estatuto, destacando-se no final, cortando a meta em 22m16s. Com uma prova muito conseguida, Miguel Moreira não se deixou ludibriar e foi-se mantendo numa posição confortável, para terminar em 13.º lugar (22.51), a melhor classificação de um atleta português desde 2010”, destaca a FPA, recordando que o campeão nacional ficou “muito perto” do top-10.
Coletivamente, Portugal repetiu o 10.º lugar do ano passado – pontuaram para os 115 pontos da equipa, além de Miguel Moreira, André Pereira (43.º, em 23.31) e Etson Barros (59.º, em 23.56). Por equipas, triunfou a Itália, à frente da Grã-Bretanha e da Bélgica.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPA / Sportmedia