Finalista olímpica em três ocasiões, a experiente Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, renovou o título de campeã nacional de marcha 20 km este domingo, em Olhão, no Algarve. Na prova masculina, o campeão foi Rui Coelho, do Benfica.
Ana Cabecinha percorreu os 20 km em 1h36m10s. Um minuto depois chegou a segunda classificada, a sub-23 Joana Pontes, do LMA-L (1h37m19s). Fechou o pódio Maria Bernardo, também do Pechão, com o tempo de 1h39m17s.
“Serviu para voltar a sentir-me bem em competição, iniciando a época na minha cidade. Embora tenha qualificação pelo ranking, quero fazer marca e, por isso, estou a preparar-me para a 2 de abril participar no meeting de Poděbrady. Quero estar nessa altura no pico de forma”, afirmou Cabecinha aos canais oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.
Do lado masculino, a prova foi ganha pelo colombiano, ainda júnior, Christian Rojas, que bateu o novo campeão nacional, Rui Coelho, por apenas quatro segundos, terminando, respetivamente em 1h27m43s e 1h27m47s.
Na competição sub-20, destaques para Inês Mendes, individual, e Guilherme Rodrigues, do Sporting, a sagrarem-se campeões nacionais, respetivamente com 47m54s e 43m44s.