O canoísta Fernando Pimenta será, nos próximos tempos, provavelmente ainda este ano, homenageado pelo Presidente da República. A revelação foi feita, esta semana, pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, durante a homenagem feita ao canoísta Limiano e ao seu treinador, Hélio Lucas.
“Cremos que também já terá ficado acertada com o Senhor Presidente da República uma nova condecoração”, anunciou o presidente da autarquia Limiana, que elogiou ambos.
Medalha de ouro permite entrada … no Olimpo
“Este caminho do Fernando Pimenta fez-se acompanhado de alguém que apostou nele desde o início, que viu num menino “descoordenado” algo que outros não viram. A aposta foi certeira e está à vista de todo o mundo. Hélio Lucas Araújo está ao lado de Fernando Pimenta desde o primeiro dia, treinando-o para ser campeão do mundo. O professor Hélio Lucas Araújo tem na carreira do Fernando um papel determinante, sendo não só o treinador, mas também o seu mestre, orientador e confidente. Em breve, voltaremos a homenageá-los, de forma mais visível e permanente, através da criação de um mural. Formado no nosso Clube Náutico de Ponte de Lima, uma escola de campeões, Fernando Pimenta conquistou o seu lugar na modalidade nacional e internacional a cada pagaiada. Não podia estar mais de acordo e todos os reconhecimentos que lhe sejam feitos são devidos e mais do que merecidos, tendo também o Município reconhecido Fernando Pimenta e Hélio Lucas Araújo com a Medalha de Mérito Desportivo, já no ano de 2009, e tendo atribuído também o nome do atleta às instalações do Clube Náutico de Ponte de Lima, agora designado Centro Náutico Fernando Pimenta. A máxima sangue, suor e lágrimas, é certamente indissociável das suas conquistas, dos seus sacrifícios pessoais e familiares, das batalhas que travou para chegar onde chegou e onde ainda merece chegar, acreditando nós que esse dia, em que entrará no Olimpo, estará para breve», apontou.
Receção apoteótica desejada em 2025
“A estes dois fenómenos da canoagem portuguesa e internacional só posso agradecer o seu serviço, felicitá-los pelo que têm alcançado e desejar que continuem neste caminho, obtendo os maiores êxitos desportivos e esperar que no próximo ano possamos fazer uma nova grande receção, depois dos Jogos Olímpicos. As 136 medalhas internacionais são a prova da sua dimensão desportista, de quem já se assumiu “sem limites e sem data de validade”, sendo o único atleta português a conquistar três medalhas de ouro em campeonatos do mundo em modalidades olímpicas. Um feito inigualável, ao alcance só dos predestinados”, finalizou o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
*por Pedro Silva*