Manuel Queiroz, presidente do CNID (Associação de Jornalistas de Desporto), foi um dos oradores na cerimónia de encerramento do Ética Summit 2024, tendo tecido rasgados elogios à organização do evento que debateu “temas transversais” a toda a sociedade.
“A ética summit tocou os temas modernos – a inteligência artificial, o desporto, a inclusão, a competição, tendo em conta as diferenças de género e de mudanças de sexo, o doping, todos esses temas que hoje estão muito na berra – e temos a riqueza de ter a perspectiva de três continentes: o europeu, o africano e o americano-brasil. É uma grande ideia esta Ética Summit. É quase o “ovo do colombo” deste tempo de debate à distância. É uma ideia muito bem concretizada, com uma equipa pequena, mas interessada e tecnicamente muito ágil”, juntou.
“Faz mais parte pela cooperação entre os PALOP’s do que “quase todos os acordos…”
“Diria que o Ética summit faz mais pela cooperação entre os países da língua oficial portuguesa do que quase todos os acordos de cooperação que conheço, porque aproxima as pessoas e o saber de forma fácil e direta e, também, porque procura os temas que são transversais ao desporto dos diversos países da língua portuguesa. E, claro, porque junta saberes e culturas diferentes na mesma janela. Não precisa de sala, basta a janela para te comunicar e trocar ideias. Repito, é uma grande ideia à qual o CNID em boa hora se juntou. É um enorme êxito e se calhar, digo eu, o maior congresso que se realiza em Portugal”, destacou o presidente do CNID.
Por: Pedro Silva