Lutámos mesmo por um lugar nas meias-finais!
– crónica nº 6 do Europeu de Andebol 2024,
por Pedro Sequeira*
A Suécia, a par da Dinamarca, é uma das principais candidatas a voltar a ser Campeã da Europa. Basta ver que perdeu apenas por 1 golo com a Dinamarca nesta fase, para percebermos todo o seu potencial. No entanto, as exibições de Portugal neste Campeonato da Europa deixavam no ar a possibilidade de Portugal poder tentar surpreender a Suécia com o seu jogo.
Quem olha apenas para o resultado (40-33) dirá que o jogo foi desequilibrado, mas a verdade é que não foi. Durante a 1ª parte, Portugal conseguiu estar algumas vezes à frente do marcador, empatado, ou apenas a perder por um golo de diferença. Nos minutos finais da 1ª parte não conseguimos aproveitar a situação de vantagem numérica, o que permitiu à Suécia estar a vencer por 19-15 ao intervalo. Na 2ª parte, Portugal foi audaz, aumentou a profundidade da sua defesa, e no ataque procurou muitas situações que permitissem finalizações só com o guarda-redes pela frente.
E, por incrível que pareça, conseguiu sucesso nas ações mas, no remate final, estava um guarda-redes inspiradíssimo – 33% de eficácia (muito superior aos 19% do fabuloso Palicka). Portugal teve apenas 66% de eficácia nos remates, enquanto a Suécia teve 78% e foi aí que residiu a principal diferença entre as duas equipas.
De realçar, mais uma vez, o empenho e entrega de toda a equipa. Também a Equipa Técnica não teve problemas em tentar tudo para inverter o sentido do jogo. Venceu a equipa que, no fundo, foi mais eficaz. Mas, o mais interessante foi perceber que, durante o jogo, Portugal estava mesmo a lutar por um lugar nas meias-finais, e não tivesse a Suécia dado o máximo neste jogo (percebeu-se o respeito que tinham por Portugal e sabiam que tinham de lutar tanto como nós, que o talento sozinho não lhes ía chegar), que não teriam ultrapassado Portugal. Provavelmente este é o maior elogio que se pode fazer a Portugal.
2ª feira é dia de descanso neste grupo. Na 3ª feira, Portugal joga a sua final contra os Países Baixos, que lhe pode dar o passaporte para o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos e uma ida histórica à mítica arena de Colónia para o jogo do 5ª e 6º lugar. 3ª feira às 14:30 (horas de Portugal) o País tem de parar para ver a Seleção a jogar. Toda a equipa (jogadores, treinadores e staff) merece o apoio de todos os Portugueses.
* Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine, Professor Coordenador na Escola Superior de Ciências do Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol e Presidente da Comissão de Métodos – Federação Europeia de Andebol, acompanhará através de crónicas exclusivas para a SportMagazine o Europeu de Andebol 2024.
Fique atento à próxima crónica na SportMagazine!