Gianni Infantino, presidente da FIFA, anunciou esta sexta-feira a esperada criação do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. Durante os próximos dias mais detalhes vão ser conhecidos, tal como o formato, os detalhes de funcionamento e a data de lançamento. Recorde-se que há três anos existe o Campeonato Europeu. A confirmação da competição mundial foi comemorada pela Seleção Nacional.
A SportMagazine ouviu o selecionador da equipa principal, Luís Conceição, que declarou ser o anúncio um avanço importante para o desenvolvimento da modalidade.
“A criação do mundial FIFA, é um passo muito importante para uma projeção superior da modalidade. Notícia já há muito esperada pelo futsal feminino e que hoje se confirma, deixando os amantes da modalidade ainda mais entusiasmados”, afirmou.
Cátia Morgado, uma das principais figuras do Nun’Álvares e da Seleção Nacional, demonstrou também bastante entusiasmo perante esta novidade, assumindo que já tinha poucas esperanças na sua possível participação num Campeonato do Mundo. A atleta de 33 anos, que vestiu a camisola principal de Portugal em 94 ocasiões com 32 golos marcados, destacou que agora sonha com os Jogos Olímpicos.
“É uma grande notícia para o futsal mundial, em especial para o futsal feminino. Depois da criação do Europeu, agora o Mundial, quem sabe se de seguida não teremos até os Jogos Olímpicos. A idade em mim tem vindo a avançar e já tinha poucas esperanças de ter essa oportunidade de jogar um Mundial e esta notícia deixou-me bastante feliz. Queria também agradecer a todas as pessoas que lutaram e deram voz a esta luta, tornando possível assim a realização do Mundial”, disse.
Esta novidade para o futebol feminino saiu no mesmo dia em que houve uma renovação no Mundial de Clubes de Futebol Masculino e, para além disto, a criação de uma competição idêntica para o futebol feminino. De relembrar que a Seleção Nacional Feminina se encontra na Final Four do Campeonato da Europa que decorre entre os dias 16 e 19 de março de 2023.