A seleção portuguesa de rugby subiu ao 15.º lugar no ranking mundial da modalidade, após ter batido, no sábado passado, a Roménia (49-24), em Bucareste, na terceira jornada do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), carimbando a passagem às meias-finais (Espanha é o adversário, a dois ou três de março, numa partida marcada para o Estádio Nacional, no Vale do Jamor).
A vitória “robusta” (mais de 15 pontos de diferença sobre os romenos, 20.º classificados do ranking mundial de rugby), permitiu a Portugal subir um lugar e ultrapassar Tonga, estando, agora, logo a seguir a Samoa (14.º) e Geórgia (13.º), revelou a World Rugby.
O top-5 é dominado pela África do Sul, que é seguida por Irlanda, Nova Zelândia, França e Inglaterra.
Os “lobos”, recorde-se, conseguiram, após a participação no Mundial França-2023, a sua melhor posição de sempre (13.º lugar), mas a derrota na Bélgica (10-6), na primeira jornada do REC24, provocou uma queda de três lugares.
A meia-final com Espanha – Portugal garantiu o primeiro lugar no Grupo B do REC24 e, assim, a “vantagem” de jogar em casa – está agendada para dois ou três de março, sendo que as finais estão previstas para 17 de março, em Paris.
Por: Pedro Silva
Foto: FPR