O Pavilhão do Lis, em Cortes, será palco, este fim de semana (dias quatro e cinco de maio) da final-four da Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR).
Este recinto, inaugurado há dois anos, na localidade de Cortes, “foi concebido a pensar nas necessidades específicas dos atletas com deficiência, fator que engrandece e dignifica a prova”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB)
As meias-finais decorrem no sábado, com o primeiro encontro a opor a anfitriã APD Leiria ao detentor do troféu BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, pelas 1500h. O segundo embate, às 17h00, será jogado entre a APD Braga e APD Sintra, reeditando-se o duelo da edição anterior. No domingo, às 15h00, joga-se a final.
Augusto Pinto, presidente do Comité Nacional de BCR da FPB, dá garantias de BCR de alto nível para o primeiro ponto alto da época.
“As equipas apuradas para esta fase final vão certamente proporcionar um excelente espetáculo de promoção da modalidade. Sabemos que a Taça, pelas suas características específicas de disputa, traz por vezes algumas surpresas para a fase final. Não é o caso deste ano, pois as quatro equipas apuradas, APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia, encontram-se no universo das sempre candidatas ao topo da competição. Prevemos jogos equilibrados e emotivos”, antecipou.
APD Leiria é líder nas conquistas
No que respeita ao histórico da competição, a APD Sintra é recordista, com 11 Taças de Portugal no currículo, seguida da APD Braga, que ergueu sete vezes o troféu. Quanto às outras formações em prova, a APD Leiria saiu vencedora em duas ocasiões, enquanto o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto chegou ao topo, pela primeira e única vez, na temporada transata.
Por: Pedro Silva
Foto: FPB