Um dos momentos mais aguardados do XXIV Congresso Nacional de Gestão de Desporto, que teve lugar no Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim, era o Curso de Especialização – Inteligência Artificial no Desporto, que teve como orador Juanma Murua, coordenador de Inovação e Novas tecnologias no Mestrado em Gestão do Desporto da Universidade do País Basco. O motivador foi André Viana, que apresentou o projeto “SC Braga Innovation Hub”.
O primeiro a usar da palavra foi André Viana, responsável pelo Gabinete da Presidência, Estratégia e Media do Sporting Club de Braga. Mestre em Gestão do Desporto, Internacional, European Sport Business School e Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação, Universidade do Porto, o antigo jornalista deu a conhecer o programa de aceleração para a área das ‘sports tech’, que está na sua primeira edição, integrando 12 startups nacionais e internacionais.
Seguiu-se Juan Murua, cuja apresentação versou, sobretudo, o tema “A Inteligência Artificial no Desporto”, e que lançou muitas questões sobre a IA, tendo, ainda, apresentado as vantagens e desvantagens da IA em várias áreas como desporto, economia, inclusão social, sociedade e meio ambiente.
Na economia, por exemplo, a IA pode trazer vantagens como permitir aumentar a produtividade, automatizar tarefas repetitivas, favorecer tarefas criativas e inovadores e, ainda, otimizar processos. Por outro lado, como pontos negativos, Juan Murua alerta, entre outros “perigos”, para a possível perda de postos de trabalhos, para a provável concentração de lucros e aumento das desigualdades, admitindo que a IA pode reduzir a concorrência e as dinâmicas de mercado.
“O que vão fazer fazer ilustradores e desenhadores? E consultores?”, questionou Juan Murua.
Sobre o futuro, recordou que o criador do ChatGPT, Sam Altman, criou um bunker, onde tem armas, ouro e máscaras. “Isto dá-nos uma tremenda confiança sobre o futuro que nos espera”, disse o especialista em Políticas Desportivas.
“Qual o futuro do trabalho?”, destacou Juan Murua, salientando a necessidade premente de ser criado um “novo contrato social”. “O futuro é, mais do que nunca, incerto. E a IA trouxe ainda mais incerteza”, disse.
Juan Murua
Economista e consultor em Gestão de Cidades e Territórios, especialista em Políticas Desportivas e na promoção da Actividade Física. Fundador da agência Ecosistema Activo. Dirigiu numerosos projectos relacionados com o desporto e a gestão de cidades sustentáveis, bem como Planos de Desenvolvimento Local apoiados pelo Desporto. Desenvolveu Planos Estratégicos de Desenvolvimento Desportivo de Bilbao, Mondragón, Ermua, Jaca, Elorrio, Lasarte, a ilha Tenerife, a região de Baix Llobregal (Barcelona) e as cidades portuguesas da Maia, Gondomar e Odemira. Coordena as disciplinas de Inovação e Novas Tecnologias no Mestrado em Gestão do Desporto da Universidade do País Basco.
André Viana
André Viana é responsável pelo Gabinete da Presidência, Estratégia e Media do Sporting Club de Braga. Mestre em Gestão do Desporto, Internacional, European Sport Business School e Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação, Universidade do Porto.
Por: Pedro Silva
Fotos: Pedro Silva