O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) aproveitou hoje a recepção da Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Paris2024 no Palácio de Belém para insistir que o desporto português tem um problema de bases, sublinhando que há países que têm menos habitantes e até um PIB inferior a Portugal que conseguem resultados melhores.
“Aí encontramos um fator distintivo: é que a demografia desportiva é superior. A base de praticantes desportivos, na base de qual se constrói a elite desportiva, é bem superior. Portanto, a capacidades de elitização e a variedade das modalidades é superior e talvez valesse a pena olharmos para esse problema”, alertou José Manuel Constantino.
No Palácio de Belém, o presidente do COP teve “uma palavra de agradecimento para o atual Governo, com o qual trabalhámos nos últimos três meses, mas também para o anterior Governo”.
“Alimenta-nos o sonho de alguns destes atletas chegarem ao pódio, outro de serem finalistas e outros de ficarem nos 16 primeiros, e outros ainda sonham vivenciar uma experiência única à escala global. Sonhos que todos esperamos que possam concretizar. Como dizem os homens do mar, que os ventos lhes sejam favoráveis”, vincou.
José Manuel Constantino, na parte final do discurso, voltou a citar Manuel Alegre para incentivar os atletas da Equipa Portugal. “’Mais do que ser primeiro/Herói é quem/Sabe dar-se por inteiro/E dentro de si mesmo, ir mais além…’ “É isso que eu espero, que cada um de vós possa ir mais além e dessa forma possa cumprir os vossos sonhos e das vossas famílias e dos vossos dirigentes e encha de alegria os portugueses e possa honrar Portugal”, finalizou.
Foto: COP